Histórias de uma Miss
- Fernanda Russomano
- 10 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2024
A recente exposição da Dior em Tokyo nos convidou a imergir no mundo de uma Miss Dior.
Se você esteve em Tokyo no primeiro semestre de 2024, é possível ter visitado - ou perdido - uma exposição única da Dior no Roppongi Museum. Chamada de “Miss Dior: Stories of a Miss” , a exposição explorou os 78 anos de história do icônico perfume Miss Dior, guiando seus visitantes por um percurso de sete salas onde tons de rosa e branco predominaram.

Com o projeto assinado pelo arquiteto Shohei Shigematsu, parceiro do escritório de arquitetura alemão OMA, a exposição buscou capturar a essência da fragrância e destacar as inspirações e colaborações que foram moldando o perfume Miss Dior ao longo dos anos e,consequentemente, gerando o impacto cultural que tem hoje. Desde peças da alta-costura e prêt-à-porter, à esculturas e ilustrações exclusivas, a seleção de itens expostos possibilitou expandir o mundo Miss Dior num âmbito que vai muito além de seu aroma.



Dentre os sete espaços que compõem a exibição, a denominada Fields of Flowers (“Campos de Flores”, em português) se destacou por sua disposição espacial de elementos, onde um lindo vestido completamente bordado da Dior, evidenciado na área central, foi rodeado por atomizadores em forma de grandes botões de flores cor-de-rosa que exalavam o aroma da fragrância mais recente. Outra sala - chamada de Dior Illustrated (“Dior Ilustrada”, em português) - contou com obras exclusivas assinadas pelos ilustradores original e atual da grife francesa, René Gruau e Mats Gustafson, respectivamente.


Um outro espaço denominado de Stories of a Miss (“Histórias de uma Miss”, em português), é um espaço deslumbrante em que ao longo de uma caminho em espiral cor-de-rosa contou a história do perfume Miss Dior através de ítens expostos em grandes vitrines.


Já o setor chamado de Miss Dior: The Birth of Ready-to-Wear (“Miss Dior: o nascimento do Ready-to-Wear”) chamou a atenção por ser um espaço predominantemente na cor branca. Nele foi exibida a coleção prêt-à-porter de 1967, a primeira linha de ready-to-wear da Maison Dior.


Essa exibição não só exaltou o impacto cultural do perfume Miss Dior ao longo destas quase 8 décadas, mas também o legado da Maison Dior que vai muito além das coleções desfiladas nas edições do Paris Fashion Week. Além disso, essa grande instalação artística é uma prova de como grandes marcas conseguem criar experiências únicas para os seus consumidores, tirando o foco principal da venda de um produto e redirecionando para estratégias que causam impacto. Visto que esta exibição acabou em Julho de 2024, ficamos à espera de que haja outra edição ou uma nova exposição - de preferência um pouco mais perto.
Comments