Conheça: Harris Reed
- Fernanda Russomano
- 20 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
O designer por trás de icônicos looks exibidos desde o tapete do Met Gala até a nova temporada de Emily in Paris.
Se você está acompanhando a 4º temporada de Emily in Paris, deve ter ficado hipnotizado pelo figurino listrado preto e branco com um chapéu de abas largas que a Emily usou para o baile de máscaras no episódio 3. Por trás desse look elegante e dramático só poderia estar um designer: Harris Reed. Conhecido por suas silhuetas extravagantes, pela mescla de formas tradicionalmente masculinas com saias e vestidos esculturais, e por fortemente explorar elementos circulares de grandes dimensões, entenda como o designer britânico-americano ascendeu rapidamente no mundo da moda, tornando-se o atual diretor criativo da maison francesa, Nina Ricci.

Formado em Design de Moda pela renomada Central Saint Martin’s, em Londres, Reed logo chamou a atenção de Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, que o convidou para criar um design que seria usado por Harry Styles no editorial de capa da edição de dezembro de 2020. Com a abordagem de gênero fluído de seus designs, Reed desenhou um look composto por um terno de alfaiataria preso a uma saia de armação envolta em tule branco e cetim rosa-choque. Embora sua contribuição no editorial tenha gerado polêmica, o designer chamou cada vez mais atenção por desafiar as normas de gênero de vestuário, fazendo com que, em 2021, fosse premiado como “Designer Revelação” na premiação anual “Homens do Ano” da revista GQ.

Reed se identifica como gênero fluido, e isso reflete em suas criações, sendo sua estética descrita pelo próprio designer como “romantismo se tornando não-binário”. Com todas as suas peças feitas à mão, Reed refere-se ao seu trabalho como sendo “demi-couture” pelo fato de seus designs serem feitos com materiais acessíveis, porém com qualidade altíssima, assim como peças da alta-costura.
Além de já ter vestido Harry Styles em várias ocasiões, Reed já teve seu trabalho exposto em renomadas publicações e já vestiu grandes nomes como Solange Knowles, Nicki Minaj, Shakira, Miley Cyrus, Lil Nas X, entre outros. Seus trabalhos mais marcantes incluem sua colaboração com a Dolce & Gabbana, vestindo a modelo Iman no Met Gala de 2021, e a capa da British Vogue de julho de 2022, estrelada por Beyoncé - ambas usando grandes headpieces característicos de suas criações.





Desde 2023, Harris Reed é o diretor criativo da Nina Ricci, sendo o mais jovem a ocupar o cargo e comandar a maison, que foi fundada em Paris em 1932. Além de suas coleções para a marca, dentre seus trabalhos mais recentes é possível destacar o design de figurino para a série da Netflix, “Emily in Paris”. Com referências à icônica atriz britânica Audrey Hepburn e ao famoso baile “Preto e Branco” de 1966, organizado pelo escritor Truman Capote, o figurino mascarado reflete, ao mesmo tempo, a paixão do designer por composições teatrais e a elegância dos convidados da alta sociedade de Manhattan que compareceram à esta grande festa que marcou os anos 60.

Desafiando as normas tradicionais da moda, Harris Reed combina a fluidez de gênero com uma estética única e teatral, gerando criações que são verdadeiras obras de arte. Seu trabalho reflete uma nova era na moda e continua a surpreender pela sua maestria e complexidade, consolidando-o como um dos designers mais inovadores de sua geração.
Veja mais do trabalho de Harris Reed em harrisreed.com ou em seu Instagram.
Comentarios