Bolsa de vidro: o acessório-desejo do momento
- Fernanda Russomano
- 24 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Desde o desfile da Coperni em 2022 até os dias de hoje, o acessório segue provando que veio para ficar.

Para você que quando criança sonhava em ter um par de sapatos de cristal iguais ao da Cinderella, imagino que mal esperava que em pleno 2024 bolsas feitas inteiramente de vidro estariam no topo da sua lista de compras. Por mais que sapatos feitos em vidro ainda estejam longe de serem considerados calçados seguros e funcionais, em 2022 a marca parisiense Coperni nos provou que o vidro pode sim ser um material a ser explorado pela indústria da moda. A versão em vidro do icônico modelo da bolsa Swipe, desfilada por Gigi Hadid no desfile de Outono/Inverno 2022, não só virou ítem de desejo dos amantes de moda na época, mas também viralizou no TikTok com usuários enchendo bolsas de vidro transparente com vinho, café, picles e até fazendo drinks como Aperol Spritz.

Por mais que atualmente essa trend possa ser considerada antiga na plataforma, bolsas de vidro vem cada vez mais aparecendo em tapetes vermelhos e passarelas, provando que vieram para ficar. No tapete vermelho dos Grammys de 2022, a artista americana Doja Cat pousou exibindo uma bolsa de vidro do modelo Swipe em azul tiffany, já no começo deste ano, foi Katy Perry quem levou o acessório de vidro na versão pequena e transparente para o tapete vermelho do Breakthrough Prize Ceremony de 2024. Não há dúvidas de que a Coperni foi a responsável por tornar esse tipo de acessório mainstream, mas o que muitos não sabem é que por trás do ítem viral está o trabalho do artista e glassblower, Josh Raiffe, que segue criando muitos outros designs cativantes de bolsas.
Desde spikes e modelos decorados com detalhes que remetem chicletes esticados, a alças torcidas ou esculpidas em formato de coração ou cubos, as bolsas feitas por Raiffe são únicas, resistentes e de todas as cores. Com atelier localizado no Brooklyn, Nova Iorque, o artista produz suas peças utilizando uma técnica artesanal de manipulação de vidro conhecida como Glassblowing (“Vidro soprado”, em português). Essa técnica consiste em inflar o vidro fundido com uma bolha de ar, soprando com o auxílio de um cano e manipulando o material com o uso de pinças e maçarico. A alta temperatura com a qual o artista trabalha faz com que o material fique maleável, possibilitando peças de vidro extremamente detalhadas e com acabamento impecável.


Com o crescente sucesso de suas criações, Raiffe segue compartilhando, nas suas contas do Instagram e TikTok, vídeos mostrando o processo de fabricação de cada bolsa, que entretém os seus mais de 70 mil seguidores. Além de seus modelos mais “convencionais”, Raiffe vem compartilhando suas novas criações como suas baby bags e bolsas com focinhos de porco, cristas de galo ou decoradas com ostras realistas feitas em vidro. Em entrevista para o blog da marca de maquiagem Emilie Heathe, o artista compartilhou que ainda sente que está apenas “arranhando a superfície das possibilidades” quando se trata de suas criação. Quanto mais Raiffe se desafia em seu trabalho, mais ficamos curiosos para saber até onde acessórios em vidro podem chegar.

Comments